quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Performance Devora-me

Dados sobre o trabalho:
Título: Devora-me
Linguagem: Performance
Ano de execução: 2010 
Local: AAPLAJ e Cidadela Cultural de Joinville
Duração: 40 minutos



ORELHADA | Rubens Herbst  -   AN/20 de agosto de 2010. | N° 862
Era só a abertura da mostra Experimentus 2010 na Cidadela Cultural Antarctica, terça-feira, quando, de repente, o clima ficou fúnebre. Os acadêmicos de artes visuais da Univille Andrey Galkowski e Marcia Camargo adentraram o galpão carregando um minicaixão e semblantes carrancudos. Minutos sombrios desfeitos assim que a urna foi aberta e de lá saiu o “cadáver” de um frango assado, degustado pela dupla com garfos e facas na frente da plateia incrédula. A intenção da performance era discutir o tempo que transforma seres humanos em seres fakes e manipulados, incapazes de refletir sobre a vida e a generosidade da natureza. A quem possa interessar, a instalação, com os “restos mortais” da ave, continuam no anexo da Aaplaj.










Podemos dizer que esse trabalho foi o primeiro trabalho do grupo. A performance foi um complemento para o trabalho de Andrei Galkowski na mostra Experimentus 2010 que foi organizada pelo artista e professor Carlos Alberto Franzoi em parceria com o curso de Artes Visuais da Univille- Joinville.
Maiores Informações sobre o trabalho:
http://andreigalkowski.blogspot.com.br/2011/08/instalacao-devora-me.html

"Experimentus 2010 foi a nossa primeira exposição, fazendo parte da disciplina de produção cultural não formal III, o resultado superou todas as nossas expectativas, o meu trabalho tem como título "Devora-me", consistindo em uma Instalação, um Vídeo com imagens do documentário Atave e uma performance.

O objetivo não foi pregar o vegetarianismo, mas sim tentar discutir a falta de tempo que dizemos ter para refletir sobre determinadas coisas, entre elas de como nos alimentamos.
Tínhamos que basear o trabalho em algum filósofo, decidi me basear em Bernard Shaw, me inspirei no seguinte pensamento.. "Nós somos sepulturas vivas de bestas assassinadas, abatidas para satisfazer nossos apetites. Como podemos esperar neste mundo, a paz de que tanto ansiamos?" - George Bernard Shaw (Living Graves, published 1951"- fala de Andrei Galkowski






Nenhum comentário:

Postar um comentário