sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Intervenção Urbana: “ Então é Natal”



Intervenção Urbana: “ Então é Natal”
Grupo : Dois x 2
Local: Praça Nereu Ramos - Joinville
 Dia 15/12/2012  -  horário : 15:30h.

O boneco, que   representara  o   Papai Noel, trata-se  do  personagem      “O cara”, que foi idealizado pela artista Márcia Camargo em sua trajetória artística desde 2007, 2008, 2009 e 2010 e que agora com o  conceito “ Então é Natal” , será instalado pelo  grupo ‘ Dois x 2 ‘.
O grupo “Dois x 2”,  criado pelos artistas Andrei Galkowski e Márcia Camargo,  traz a tona a reflexão sobre o natal,  através da intervenção urbana intitulada “Então é Natal!” , onde o personagem aparecerá morto no centro de Joinville...
A intenção é demonstrar como as pessoas encaram o espírito natalino presente em nossas vidas e em nosso cotidiano.
Na medida em que vamos crescendo nos deparamos com a realidade sobre a existência do Papai Noel, (um personagem fictício) em que sua única função é presentear crianças do mundo inteiro, tendo como referencia o bem que fizemos ao longo do ano.
Todavia, a chegada de Papai Noel na noite de Natal é esperada com ansiedade por inúmeras crianças em todo o mundo, embora o mito do “bom velhinho” carregue outras versões em nada carismáticas ou bondosas.
Papai Noel funciona como imagem reparadora da sociedade. É um momento em que ela se livra de sua culpa através do presente e da imagem idealizadora do “bom velhinho”, pois a sociedade não aceita que se possa ter um lado bom e outro mau, e com ele a sociedade se redime.
O que tem dentro do saco do Papai Noel? É um a pergunta que todos nós fazemos quando somos crianças.
O saco vai mudando ao longo da nossa vida e a magia que antes nos contagiava se transforma em memórias de nossa inocência.
Quando passamos a viver a realidade nós simplesmente assassinamos o espírito natalino que existia em nós e acabamos percebendo a importância de cultivar momentos lúdicos em nossas vidas.

       Sob esse aspecto, Papai Noel é um ser plurinacional, que se monta sobre as realidades nacionais e que aqui adquiriu seu perfil atual, num período de violência, corrupção e  crise econômica.


















Detalhe:cartas das crianças para o Papai Noel








Podemos relatar que interação do público com a obra foi uma experiência enriquecedora para nós. Foram várias reações e opiniões de adultos e crianças que circulavam pelo local  ao observarem  o papai Noel  morto e sem cabeça.

Fruições que resultaram em olhares incrédulos, satirizados, surpresos  e  até mesmo de aprovação. O Papai Noel gerou questionamentos em relação ao consumismo e sobre o verdadeiro Espírito de Natal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário